Friday, July 24, 2009

desandador?

Ontem no momento da minha bricolage na TVaac fui gozada, mais uma vez por ter expressões do norte que estes incultos desconhecem.
Estava a ajudar o Abrantes e a certa altura pergunto-lhe
"queres que te passe o desandador?"
Ele ficou meio inquirido, então e por obrigação expliquei lhe o que significava tal palavra e ... ele gozou me juntamente com aqueles que la estavam (o matrakilho, por ex.).
Hoje armei-me em "eu tenho sempre razão" e fui a net pesquisar a palavra "desandador". A primeira imagem que me apareceu com esta palavra foi de facto um desandador. Entrei nessa pagina e ali estava uma noção da palavra:

" Desandador: Ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, de ponta chata e estreita. A sua função é ser introduzida na fenda de um parafuso para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.
Ex: "-Ó Sousa, passa-me o desandador, quésta merda tá solta""

fiquei encantada e preparava logo o meu discurso de razão, quando, e por acaso, olhei o nome do blog, era este: http://de-guimaraes.blogspot.com/ ... opá, a serio é que eu acho que esta palavra é de facto desconhecida nacionalmente (menos em guimarães, claro)


No comments: