Tuesday, April 3, 2012

contabilidade, elheck!!

Comecei à 2meses e meio o meu estagio profissional em contabilidade. Posso dizer que tenho o "canudo" na mão, mas o facto é que eu não percebo nada desta porcaria. No primeiro dia mandaram-me pegar numa empresa e começar a lançar "mas eu não sei como fazer!", "vê por outros meses" , mas nem no programa que usamos sabia mexer. Aquilo parecia-me mesmo um bicho de sete cabeças porque ninguém me orientava, foi horrível. Demorei uma eternidade com a primeira empresa, no final avisei que já havia lançado e perguntei quem iria corrigir, "põe aí depois nós vemos", mas julgo que nunca ninguém corrigiu. 

Na semana passada, apareceu um erro gravíssimo. Uns lançamentos que eu havia feito estava em falha um documento, sinceramente não sei como aquilo aconteceu porque ele estava classificado. O erro não seria grave se a empresa fosse isenta de IVA, o que não era o caso, e a fatura era referente a venda, ainda pior porque já não dá para recuperar o IVA. Fiquei muito triste comigo, mas caralho.... 

Agora que já sei fazer os lançamentos, pediram-me para fazer as amortizações das empresas todas referentes a 2011, bufffff...  Constatei que me mandaram fazer isto porque nem eles sabem fazer.... Esta semana ando constantemente a bufar, depois, de cada vez que possa ter uma duvida e pergunto, ninguém me sabe responder, ou então respondem-me e eu fico a pensar naquilo e penso 'estás a responder para dizer que sabes, mas isso não faz sentido nenhum', então respondo "ok" e vou eu à procura das coisas e até agora tenho me safo nisso. 

Aos poucos começo a perceber isto, com a grande ajuda do Sr Ferreira que ultimamente me tem ensinado muita coisa, coisas que, de facto, aprendi na universidade mas nunca percebi o porquê de as fazer! O senhor Ferreira é um tipo fixe :) 

Aos poucos começo a gostar disto...

á, eu depois conto se fiz asneiras nas amortizações...

No comments: