Saturday, March 24, 2012

MARROCOS - MARRAQUECHE

Já passaram de dois meses desde a minha visita a Marrocos - Marrakesch. A memória pode já falhar-me com muitas situações engraçadas e/ou embaraçosas  que por lá se tenha passado, mas a minha capacidade fotográfica ainda está em mente, e portanto posso dizer que adoro este pais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este pais não é perigoso, ou pelo menos não o demosntrou ser. O que acontece neste pais que , por sua vez possa não acontecer neste continente, e pode assustar os turistas, é o facto dos marroquinos pedirem "moedinha" por tudo. Além disso, os comerciantes daquelas ruas tipicas compridas de 1m de largura são extremamente chatos, devo acentuar, são literalmente  chatos pa caralho. Não existe uma unica loja (chamo loja a esta pequenas tendinhas que se estendem naquelas ruas) em que o comerciante não chame por nós (turistas) ou então que agarre literalmente no braço e nos puxe para dentro da loja para negociarmos a compra de qualquer coisa. Aqui, nada tem preço estabelecido, portanto, não é como aqui que entramos num mini-mercado e os preços estão visivelmente postos.  Em Marrocos tudo é negociado com o comerciante que por sua vez dita o primeiro preço. 

Visitei Marrocos em Janeiro e o tempo estava otimo, entenda-se otimo com o sol a raiar nuns 25-30ºc, quando em Portugal estava um frio de gelar.
Além de Marraqueche, visitei também uma parte das montanhas Atlas, que fica a cerca de 50-70km da cidade de Marraqueche. 

Se me perguntarem o que é que me fascina em Marrocos, se é o mau cheiro das ruas, a falta de organização das pessoas, as contra ordenações, a cultura, ....? Não, fascina-me a completa diferença existente entre Marrocos e/ou qualquer país da Europa, existe uma discrepância brutalmente notória e é, talvez, esses pontos que me fazem ter ficado apaixonada. (devo mencionar o fato de adorar usar aquelas roupas?? são lindas caraças!!!)  

Desde então, passei a Idolatrar Marrocos mais de qualquer outro pais antes visitado, é o único que posso afirmar querer lá voltar num tempo próximo, desta vez quero ficar pelo menos 1mês, se possível, claro. 


SITUAÇÕES DA MEMÓRIA, FLASH BACK:

Se não estou em erro, no segundo dia em Marrocos conhecemos (eu e a Cátia) um rapaz descendente destas terras, tudo começou com a oferta de  um chá. Que segundo ele mais tarde nos contou é tipico de um marroquino oferecer chá. Além deste colega, já uma outra loja nos havia oferecido. (há-de ser como o café em Portugal).
Foi este colega juntamente com um amigo que nos levou a visitar as montanhas. 







este sinal está escrito em Árabe e diz "proibida a entrada de veículos na praça"
Não tenho nenhuma foto da praça que ilustre aquilo que ela realmente é, mas é absolutamente estupido os carros e motos que circulam por ela a grandes velocidades, sempre com imensa gente à volta. No fundo o que quero dizer é que parece que o sinal está escrito em árabe e ninguém percebe.

No comments: