Friday, April 24, 2009

HUNGRIA


Budapeste, é uma das cidades mais bonitas da europa, esta não é apenas a minha opinião, e a opinião do publico em geral. Algo bastante curioso... a origem da palavra "Budapeste" tem um nexo e quase todos desconhecem... esta cidade é dividida por o rio Duna (Danúbio), de um lado do rio esta a parte "Buda" da cidade, do outro lado, a parte "Peste". Do lado Buda, mais velha contem castelos, igrejas e palácios, do outro lado, Peste, mais moderna e traçada a régua e esquadro numa superfície plana, é a zona comercial e de entretenimento por excelência. A junção destas duas palavras é feita por varias pontes, como a Ponte Elisabeth,a Ponte da Liberdade, e a Ponte Margit, que liga a ilha do mesmo nome às margens do Danúbio, estas foram as únicas 3pontes em que eu atravessei, sendo elas também as mais bonitas, no entanto existem outras pontes ao longo do Danúbio.

Budapeste foi proclamado património mundial em 1988 pela UNESCO.
O que mais gostei de Budapeste de visitar, foi sem duvida, o parlamento inspirado num homologo britânico, levou 17 anos a ser construída,.Outra beleza, esta natural, é a ilha "Margit Sziget" que se situa, obviamente, sobre o rio Duna e deve ter uma extensão de 2km (+/-). No entanto, existem muitas outras coisas bonitas a visitar, como o castelo do Buda, a opera, o espaço verde mais afastado do centro "Városliget", (podesse chegar lá através de metro).

em termos de comparação desta cidade com Praga, bem, sem duvida alguma, Praga é muito mas muito mais bonita, contudo incentivo vivamente a visitar Budapeste.

avaliação das pessoas:
achei as pessoas bastante mais simpáticas (sem contar com a mulher das pizas), e a incluir a recepcionista bêbada e drogada do hostel que gostava de dormir em horário de trabalho, mas o crucial ela tinha, era simpática, até me preparou um café e deixou-me estar no hostel de graça. Depois, a outra senhora que andou a fazer chamadas para eu haver a minha bagagem (não conto como fiquei sem ela ;) ), os senhores do autocarro que não me obrigaram a pagar multa deixando-me viajar de graça (...)

Capital: Budapeste (2 milhões de habitantes).

Moeda: Forint (1 euro = 249,91 forints).

No comments: