Tuesday, April 28, 2009

DEUS ? ! ? ! ? !

A maior parte das hisórias da biblia não passam de narrativas miticas. A ideia de um Deus pessoal é um bocado ingénua por se tratar de um conceito antropomórfico*, ou seja, uma fantasia criada pelo homem para tentar influenciar o seu destino em busca de consolo nas horas mais dificeis. Isto é, como o ser humano não pode interferir com a natureza, este criou a ideia de que a vida é gerida por Deus, um Deus benevolente e paternista, e assim criamos a ilusão de que se rezarmos muito conseguimos que Ele nos satisfaça os desejos. Por outro lado, quando as coisas correm mal, dizemos que isso deve obdecer a um qualquer desígnio misterioso e ficamos assim mais confortados.



*
1. Sistema que atribui a Deus forma humana.2. Sistema que considera a divindade apenas como um ser de poderes e atributos superiores.


Segundo a biblia, Deus é omnipresente, omnisciente e omnipotente.
Ora, se Deus é omnipotente pode fazer tudo incluindo preocupar-se com cada um de nós, então porque permite Ele a existencia do mal??? a resposta da igreja rege-se no facto de Deus nos ter criado livres, mas seremos nós mesmo livres?
Gralha&Palha de Olga Guimarães: DEUS ? ! ? ! ? !
Se Deus é benevolente porque permitiu que ocorresse o Holocausto? "Se ele é omnipotente não pode ser bom, uma vez que permite a existencia do mal", um conceito exclui o outro uma vez que permite a existencia do mal.

Contudo, existe um paradoxo que contradiz o conceito de omnipotencia, "se Deus é omnipotente, pode criar uma pedra que seja tão pesada que nem Ele próprio a consegue levantar". Se Deus não consegue levantar a pedra ele não é omnipotente porque não conseguiu fazer uma pedra tão pesada que nem ele conseguisse pegar, por outro lado, se Ele não conseguisse pagar na pedra ela não era omnipotente porque não tinha conseguido elevar a pedra.


Se lermos a biblia com atenção iremos reparar que ela não trasmite um Deus benevole mas antes um "Deus ciumento, um Deus que exige fidelidade cega, um Deus que causa temor, um Deus que pune e sacrifica, um Deus capaz de dizer a abraão para matar o filho só para ter a certeza que o patriarca Lhe era fiel." Pensa... se ele á omnisciente não sabia já que Abraão Lhe era fiel? ....


"não é possivel provar a existencia de Deus, da mesma maneira que não é possivel provar a não-existencia de Deus"

Deus não criou o Homem, o homem é que criou Deus, para busca de conforto e também para explicar ao homem aquilo que ele não intende.

No comments: