Thursday, October 15, 2009

Pena de Morte

Fez no passado dia 10 de Outubro, 7 anos que o mundo celebra a abolição á pena da morte.

Este dia tornou-se sinónimo de acção e reflexão no qual várias Organizações Internacionais Não Governamentais, Associações, governos locais e cidadãos anónimos incentivam e sensibilizam os Estados que mantêm a pena de morte, a abolir tal prática das suas leis penais.

Hoje assisti a uma conferencia na faculdade de Economia da UC que me sensibilizou bastante assim como me chamou um pouco para a realidade de um mundo que eu desconheço.

O Sr Martines é um ex presidiário julgado a execução e esteve connosco nesta maravilhosa tarde a falar da sua experiência, de como tudo começou... do inferno que passou enquanto julgado por um crime que nao cometeu. Tudo se passou em 1996, e só 3 anos depois foi ilibado e solto.

Foi uma historia "feliz", no sentido que acabou com um final "feliz", mas nem tudo foi feliz na conferencia do SR Martines, quando este falava de crianças (17 anos) que eram julgadas á execução porque mataram uma pessoa, no irão, "se não acreditam em mim por favor procurem isto na internet, passou-se na semana passada mas esta agendada para a proxima semana mais um jovem á execução pelo mesmo motivo"....

(nao me apetece dissertar mais...)
.

No comments: