Thursday, August 18, 2016

Trip Norte Espanha

A viagem começou eram sensivelmente 10h30 em guimarães do dia 7 de Agosto.
Sabíamos que a viagem se destinava para norte e que tinhamos 8 dias para a fazer mas não tínhamos propriamente destinos a pisar, a não ser dois pontos, as Ilhas Cies e os Picos da Europa (Fuente Dé).

Fomos evitando as portagens e stutes, e por isso fomos andando pelas nacionais em direção ao litoral (conforme imagem). Paramos em Viana do Castelo para almoçar mas logo seguimos em direção a Baiona onde estacionamos com intuito de permanecer algum tempo.

Ilhas CIES
A viagem foi feita numa Citroen Berlingo e esta foi também o nosso quarto pelas 7 noites da viagem.
1º (domingo) e 2º (segunda) dia pernoitamos por Baiona estacionando o "quarto" num pequeno parque em frente ao Mar.
Neste 2º dia, durante o dia,  apanhamos um Ferry (18,50€) e fomos conhecer as tão conhecidas e falas ilhas CIES tambem traçadas nos nossos planos de visita. Confirmou-se o paraíso.




Na terça feira à noite fizemo-nos à estrada em direção a Arteixo, pois, segundo a menina do posto de informações de Baiona, esta era uma praia digna de se visitar.
Chegamos a Arteixo e já se fazia tarde. Acabamos por estacionar num parque junto da estrada e por ali ficamos a dormir. De manhã, fomos visitar a famosa praia de Arteixo. A única coisa realmente digna que esta praia tinha para ser ver era uns chuveiros porreiros que nos permitiram tomar banho (é uma praia normal).
Entre conversa com uma senhora que por ali andava, foi-nos recomendado vivamente visitar a "
Playa de las Catedrales
Playa de las catedrales".
Assim foi, logo após o almoço partimos para Ribadeo (Playa de las Catedrales).

Uma praia que nasceu pelo embatimento da água nas falésias, tornando-se uma praia bonita. A praia tornou-se um local a preservar e, por isso, foi estipulado um limite de pessoas a visitar a praia por dia, sendo que a reserva para visita deveria ser feita pela internet.
Não fizemos nada disso, como é óbvio.

Pernoitamos a 4º noite nesta praia, e no dia seguinte, logo após o pequenino almoço, partimos com rumo ao desconhecido.



Gijon
a Cidra a ser servida!
Paramos em Gijon e ficamos por aqui o dia e a noite. Visitamos a cidade, a praia e um pouco do que a noite tinha para oferecer. Provamos a bebida típica de cá que era qualquer coisa como uma cidra  e que sabia horrivelmente mal. 
Esta cidade, pareceu-me ser a "albufeira" do norte de Espanha (noites e praias). gostei imenso daquelas ruas típicas de bares.
Manha seguinte, pequeno almoço tomado, dentes lavadinhos e fizemo-nos novamente à estrada.



Cangas de Onis foi o destino deste dia. Esta pequena cidade já pertence, do lado oeste,  ao parque nacional dos Picos da Europa.
Fizemo-nos à estrada já ao final do dia e depois de 50km de curva contra curva acabamos por ficar a pernoitar em Panes.

....

No comments: