Monday, December 31, 2018

Rio de Janeiro e São Paulo

Já há mais ou menos 3 anos que trabalho em portugal para uma empresa localizada em Sto André/ Brasil (arredores de São Paulo). 

Em outubro o CIO pediu-me para ir ao brasil por três semanas em trabalho. 

A viagem de trabalho começou no dia 22 de outubro e terminou a 16 de novembro. 


A prieira coisa que fiz foi perceber quais os feriados que iria apanhar durante este periodo. Um deles é o dia 2 de novembro que é feirado no Brasil e que calhou exatamente a uma sexta feira. claro, comprei uma viagem de fim de semana de São Paulo para o Rio de Janeiro. Fui dia 2 e voltei dia 5 na segunda de manhã. 

O aeroporto do Rio é por cima do rio e é muito pequeno, foi a aterragem mais bonita e diferente que alguma vez fiz.
Admito que o Rio me surpreendeu pela positiva. Também não seria difícil uma vez que não tinha grandes expectativas quanto à cidade. 

Durante a minha estadia no Rio visitei o museu do amanhã, o pão de Açucar, o Cristo Redentor e a praia Copacabana. 

A cidade é uma mistura entre favelas e alojamento normal. Não há diferença entre a "zona segura" da "zona perigosa" uma vez que está tudo misturado. 
Não senti o perigo em que todos falam que o Rio está a passar mas também só frequentei locais turísticos e também não foram tantos os dias que fiquei por lá. 
Fiquei em casa do Paulo e da Michele (o Paulo que trabalha comigo em Portugal), fiquei hospedada a uns 2km do museu do amanhã. 
Toda a paisagem tanto no Pão de Açúcar


como no Cristo são realmente fascinantes e muito diferentes de qualquer outra cidade que já tenha visitado. É uma mistura de montanha, cidade e mar. Até as favelas vistas de cima dá um certo charme à cidade. 


Em Sto André, fiquei hospedada no apartamento da empresa. O apartamento é qualquer coisa como "um apartamento de luxo". 
Era um condomínio fechado com cerca de 8 torres, cada uma com 15 andares. Elevadores internos para "empregados de limpeza" (WTF) e o elevador principal enorme e todo pomposo. 

Haviam três portarias. Todo o condomínio era vigiado por imensos seguranças. Tinha ginásio, campo de ténis, piscinas, jacuzzi, sauna, salão de jogos.... Ás terças havia uma feira pequena dentro do condomínio onde vendiam essencialmente comida/ legumes frescos. Apartamento fantástico e localizado na melhor zona da cidade. 



Visitei a cidade de são Paulo e a única coisa de jeito que tem é a "25 de março" uma zona de lojas muito baratas. São Paulo não tem absolutamente nada de jeito para ver. 
A primeira vez que fui a são Paulo levaram-me à avenida Paulista e disseram-me "é bonita não é". e Eu olhei em volta e na minha inocência perguntei "o quê?!", e diz-me o Claudio, meu colega de trabalho do Brasil, " esta avenida". "ah, sim muito bonita" e no meu interior pensei, pobre coitado vê-se mesmo que não conheceu outra coisa se não são Paulo. A sério, a avenida Paulista é simplesmente uma avenida com prédios, e é só. 


Fora isso, visitei uns 5/6 centros comerciais. Gente, São Paulo é muito sujo, cheira mal e não tem nada para ver. Caso cá venham visitem a 25 de Março, aproveitem para renovar todo o guarda vestidos.   

No comments: