Tuesday, April 28, 2009

DEUS ? ! ? ! ? !

A maior parte das hisórias da biblia não passam de narrativas miticas. A ideia de um Deus pessoal é um bocado ingénua por se tratar de um conceito antropomórfico*, ou seja, uma fantasia criada pelo homem para tentar influenciar o seu destino em busca de consolo nas horas mais dificeis. Isto é, como o ser humano não pode interferir com a natureza, este criou a ideia de que a vida é gerida por Deus, um Deus benevolente e paternista, e assim criamos a ilusão de que se rezarmos muito conseguimos que Ele nos satisfaça os desejos. Por outro lado, quando as coisas correm mal, dizemos que isso deve obdecer a um qualquer desígnio misterioso e ficamos assim mais confortados.



*
1. Sistema que atribui a Deus forma humana.2. Sistema que considera a divindade apenas como um ser de poderes e atributos superiores.


Segundo a biblia, Deus é omnipresente, omnisciente e omnipotente.
Ora, se Deus é omnipotente pode fazer tudo incluindo preocupar-se com cada um de nós, então porque permite Ele a existencia do mal??? a resposta da igreja rege-se no facto de Deus nos ter criado livres, mas seremos nós mesmo livres?
Gralha&Palha de Olga Guimarães: DEUS ? ! ? ! ? !
Se Deus é benevolente porque permitiu que ocorresse o Holocausto? "Se ele é omnipotente não pode ser bom, uma vez que permite a existencia do mal", um conceito exclui o outro uma vez que permite a existencia do mal.

Contudo, existe um paradoxo que contradiz o conceito de omnipotencia, "se Deus é omnipotente, pode criar uma pedra que seja tão pesada que nem Ele próprio a consegue levantar". Se Deus não consegue levantar a pedra ele não é omnipotente porque não conseguiu fazer uma pedra tão pesada que nem ele conseguisse pegar, por outro lado, se Ele não conseguisse pagar na pedra ela não era omnipotente porque não tinha conseguido elevar a pedra.


Se lermos a biblia com atenção iremos reparar que ela não trasmite um Deus benevole mas antes um "Deus ciumento, um Deus que exige fidelidade cega, um Deus que causa temor, um Deus que pune e sacrifica, um Deus capaz de dizer a abraão para matar o filho só para ter a certeza que o patriarca Lhe era fiel." Pensa... se ele á omnisciente não sabia já que Abraão Lhe era fiel? ....


"não é possivel provar a existencia de Deus, da mesma maneira que não é possivel provar a não-existencia de Deus"

Deus não criou o Homem, o homem é que criou Deus, para busca de conforto e também para explicar ao homem aquilo que ele não intende.

somos realmente livres?

Um dos direitos humanos adquiridos a nascença é o direito á liberdade.
Seremos realmente livres?
Não faremos nós as coisas porque estamos condicionados psicologicamente ou fisiologicamente por alguma coisa?
Não se esta a dar o caso de tomarmos decisões que parecem ser livres mas que, se formos analisar a sua origem profunda, são condicionados por um numero infinito de factores, que muitas das vezes nem nos apercebemos delas.

será que a liivre vontade não passa apenas de uma ilusão?
será que está tudo determinado, apesar de não termos consciencia disso?

segundo Leucipo, nada acontece por acaso, tudo tem uma causa, no entanto, Platão e Aristoteles, deixam estaço aberto para a livre vontade, o mesmo ponto de vista que a igreja adoptou. conveniente.

Se o ser humano for considerado livre, Deus fica desresponsabilizado de todo o mal que ocorre no mundo.

"Pierre de Laplace, observou que o universo obedece a leis fundmentais e previu que, se conhecermos essas leis e se soubermos a posição, a velocidade e a direcção de cada objecto e de cada particula existente no universo, seremos capazes de conhecer todo o passado e todo o futuro, uma vez que tudo já se encontra determinado. Chama-se a isso o DEMONIO DE LAPLACE. tudo está determinado"
Se esta teoria for verdadeira podemos afirmar que estamos num universo determinista ou seja, tudo é determinado, nada é feito por livre vontade.

Friday, April 24, 2009

HUNGRIA


Budapeste, é uma das cidades mais bonitas da europa, esta não é apenas a minha opinião, e a opinião do publico em geral. Algo bastante curioso... a origem da palavra "Budapeste" tem um nexo e quase todos desconhecem... esta cidade é dividida por o rio Duna (Danúbio), de um lado do rio esta a parte "Buda" da cidade, do outro lado, a parte "Peste". Do lado Buda, mais velha contem castelos, igrejas e palácios, do outro lado, Peste, mais moderna e traçada a régua e esquadro numa superfície plana, é a zona comercial e de entretenimento por excelência. A junção destas duas palavras é feita por varias pontes, como a Ponte Elisabeth,a Ponte da Liberdade, e a Ponte Margit, que liga a ilha do mesmo nome às margens do Danúbio, estas foram as únicas 3pontes em que eu atravessei, sendo elas também as mais bonitas, no entanto existem outras pontes ao longo do Danúbio.

Budapeste foi proclamado património mundial em 1988 pela UNESCO.
O que mais gostei de Budapeste de visitar, foi sem duvida, o parlamento inspirado num homologo britânico, levou 17 anos a ser construída,.Outra beleza, esta natural, é a ilha "Margit Sziget" que se situa, obviamente, sobre o rio Duna e deve ter uma extensão de 2km (+/-). No entanto, existem muitas outras coisas bonitas a visitar, como o castelo do Buda, a opera, o espaço verde mais afastado do centro "Városliget", (podesse chegar lá através de metro).

em termos de comparação desta cidade com Praga, bem, sem duvida alguma, Praga é muito mas muito mais bonita, contudo incentivo vivamente a visitar Budapeste.

avaliação das pessoas:
achei as pessoas bastante mais simpáticas (sem contar com a mulher das pizas), e a incluir a recepcionista bêbada e drogada do hostel que gostava de dormir em horário de trabalho, mas o crucial ela tinha, era simpática, até me preparou um café e deixou-me estar no hostel de graça. Depois, a outra senhora que andou a fazer chamadas para eu haver a minha bagagem (não conto como fiquei sem ela ;) ), os senhores do autocarro que não me obrigaram a pagar multa deixando-me viajar de graça (...)

Capital: Budapeste (2 milhões de habitantes).

Moeda: Forint (1 euro = 249,91 forints).

Republica checa


Na republica checa, visitei Praga (capital) e Brno (a segunda maior cidade do pais).
Praga é uma cidade linda, pomposo, faustosa, sumptuosa, (...). Esta cidade tem umas pequenas ilhas estendidas pelo rio, tem enumeras pontes, uma delas, a Charles Bridge, é pedonal, e para mim é também a mais bonita. Á noite, sobre aquela ponte, desfrutamos de uma vista panorâmica para a cidade,o rio por baixo da ponte reflete sobre as aguas calmas do vltava a magnificeiencia da cidade... é fantástico, maravilhoso... é algo extremamente romântico...
O que podemos visitar?
Esta esplêndida capital, tem fortalezas, bastantes miradouros, uma vez que a cidade , de um dos lados do rio é como , (um pouco parecida com Coimbra), tem mc doonals ;p (...), contudo, todas as coisas maravilhosas que esta cidade disponibiliza para visita encontram-se todas próximas umas das outras, o que, por isso, torna a cidade mais bonita apenas por olhar.
O meu itinerario:
Entramos no metro e saímos na catedral "Pražský Hrad"muito complexa a sua construção, situa-se no cimo da cidade e por isso, é vista de qualquer parte da cidade, (quase como a cabra em Coimbra). Aqui começou a minha caminhada... depois daqui segui pelo meio do arvoredo até ao "Petrin" (ou torre Eifel de praga). Desci no ascensor, apenas por turismo, porque a viagem do ascensor fazia-se perfeitamente bem apé... segui para a ponte charles, e fiquei por momentos ali estacionada a apreciar de baixo a cidade... voltei a caminhada, segui para a praça "staromestska". Aqui finalmente descansei um pouco mais, sentada na calçada a apreciar um tal paradoxo. Neste largo existe um relógio Astronómico da Prefeitura (staromestska radnice). Quando a hora se aproximava das h:00, aquela praça juntava um aglomerado de turistas que ficavam parados com um único olhar, o relógio astronómico. A chegada das h:00 o relógio batiam as badaladas, e todo aquele aglomerado de cépticos batiam palmas ao contemplado relógio como se este fosse um ser vivo e senti-se os aplausos.
Em Praga, qualquer casa de banho que queiramos utilizar teremos de pagar, umas vezes 5cK outras vezes 10ck, (depende do sitio).
Em geral, não achei as pessoas simpáticas, pelo menos os que me cruzei, lol tenho que contar que chegamos a ser expulsos de um bar e tudo com a desculpa "vamos fechar", quando na porta estava afixado "aberto 24h"... mas muito sinceramente nos parecíamos mendigos e se calhar ate estávamos a dar mau aspecto ao bar do hotel, nós muito humildes saímos do bar e fomos contemplar os bancos do jardim para dormir, pelo menos aqui sabia que ninguém me expulsaria...
Nas ruas de praga, defrontei-me varias vezes com sujeitos mal encarados vendendo droga "bla bla bla marijoana?"...
Em suma, esta cidade é mais que bonita, aconselho vivamente a visitar...

.
.
outra cidade que tive o privilegio de conhecer na Reublica checa foi Brno. Brno localiza-se a sul do pais e é a segunda maior cidade da Republica checa. Em Brno pouco visitei.
O que posso dizer dela?
é uma cidade desenvolvida, nao tem metro, pelo menos que me apercebe-se disso, mas tem trem, metropolitanos, autocarros...
pisei um jardim (que nao sei o nome), visitei uma catedral (que tambem nao sei o nome), ficava num apice e tinha vista para a cidade. visitei, também, a uns kilometros, um enorme lago, o mesmo que nao lhe vi o fim... bonita a cidade mas nada que se compare com Praga...

Thursday, April 23, 2009

ANAGRAMA . CIFRA DE TRANSPOSIÇÃO


nao te ofereci mts dotes que preze enn

N me amas? esses olhos rolho…

Ps. sexo é vida.. i ha tantto para ti, muito

same… tu es quente como incenso serena .

O teu sorriso calaça encanta, e q aceito…

“Assumes que me amas, eu resp sim e focaras “

Eu realmente estive , somos

assim por pensar , et le boé….

ttomo dor onere i tu auge

No amor é pra fo…-vos mega

...

Saber que leu. ri-m logo

Da nossa afável scrita, m pulo..

(PORQUE EU SEI QUE VAIS FICAR UMA SEMANA E TAL SEM TER QUE FAZER... PORQUE NÃO OLHARES E DESVENDARES ESTE ANAGRAMA? acabei-o ás 7h da manha da noite passada.. feito com muito carinho... decifra-o )



Gralha&Palha de Olga Guimarães: ANAGRAMA . CIFRA DE TRANSPOSIÇÃO


Wednesday, April 22, 2009

ultimo dia em Budapeste... fantastico

Estes últimos 10-12 dias foram de grande adrenalina, grande stress, grande chatices, grandes curtes na republica checa e na Hungria....
Acabei, involuntariamente em Budapeste, (como ja e
xpliquei no post 19 abril 2009 "agora estou em Budapeste").
Os 3 primeiros dias, (sexta sábado domingo) passeios com os tugas da agrária de Coimbra.
Segunda feira tinha uma escolha a fazer, ir ter com os tugas de vila real, os mesmos que estão de Erasmus também em cluj-napoca, e que se encontravam também em visita nesta cidade, a outra opção seria eu propria traçar o mei itenerario e passear sozinha, e esta foi a opção q
ue escolhi.
Levantei-me de manha por volta das 11h. Naquele
quarto do hostel juntamente comigo estavam mais 5rapazes e 1 rapariga, todos desconhecidos para mim.
O hostel nao ficava longe do centro mas o itinerário que havia criado era bastante disperso o que me obrigou a deslocar-me de metro.
Apanhei o metro em Astoria, mesmo ao lado do hostel e segui para um parque verde situado quase nos subúrbios, lol.

Sai na estação szecheyi e pisei aquele jardim sumptuoso. Fotografei todos os monumentos que la haviam, desde o szchenyi gyoyuford és uszoda, millennium emleknu entre outros. Quando jaMargitSziget", uma ilha com mais ou menos 2km de extensão que tem ligação pela ponte "margit hid". Entrei na ilha. como estava deveras cansada, sentei-me num tronco cortado de uma arvore e fiquei ali a apreciar a beleza natural da ilha. Era fascinante ver como toda a gente se diverti-a, uns jogavam golfe, outros simplesmente estavam deitados na relva a deliciarem-se com o sol, uns fotografavam, e outros... outros interrompiam-me o raciocínio...lol, ou seja, nessa altura em que eu desfrutava do olhar um carro a pedais (que eu nao sei o nome daquilo), que transportava 4 estranhos rapazes, um de cabelo comprido e pera, um com cabelo colorido, preto loiro e azul, completamente despenteado, outro era japones e o ultimo era normal, pelo menos aparentemente. Convidaram-me a ir com eles, mas eu hesitei até porque me queriam sentar a frente e eu não queria, e fiquei bueda envergonhada. O Daniel, o de cabelo comprido, saiu do seu lugar e convidou-me, então, a sentar-me no meio dele e do punk de cabelo colorido.
Foi a melhor coisa que fiz, gargalhei bastante com estes crazy rapazes. Mais tarde, e ainda no passeio de carro, aparece um carro igual com 6 rapazes que começam ao despique. Lol. A corrida era louca, eles atravessavam jardins, desciam escadas, metiam por caminhos que quase naoentia-me bue feliz na companhia daqueles estranhos.
O Daniel cantou uma musica de um grupo português, que me confessou ser a sua "favoriteband". Depois, e porque me perguntou o meu grupo favorito, cantou-me placebo. Ele cantava genuinamente bem, mas havia uma explicação, ele cantava num grupo rock em Budapeste.
Mais tarde, abandonei-os.
em suma, apesar do dia ter começado solitario foi o dia mais cool desta semana fora de Cluj-napoca.
Hoje (dia 21) quando entei no metro com destino a "nepliget" (estação dos bus), houve alguém que me cumprimentou com um "hi". Era um dos amigos do dia anterior.. Cidade pequena ...
Agora são 10h da manha e eu espero ansiosa o autocarro rumo Cluj-Napoca....
tudo havia visitado naquele lugar, voltei a dirigir-me ao metro e dirigi-me para a ilha " cabia o carro... brutal...

Monday, April 20, 2009

paty paty

Eu nao assisti mas tb n resisti a contar...
tava o cordeiro a soletrar a paty o nome da estacao de metro, para a paty me enviar para eu saber onde sair...
o nome era "oktogon".
Tinha ele ditado duas letras e olha o telemovel dela e ve que a palavra ja tem uma carrada de letras, ou seja, ela escrevia "okappa..."
(no "k" ela escreveu "kappa"), para onde queria ela que eu fosse"?
.
Uma das raparigas que partilhava quarto com a Paty e os outros tugas era australiana. Muito admirada de ver a rapariga falar a paty vira-se para ela e diz-lhe:
"tu falas muito bem o inglês!!!!!!!"

Sunday, April 19, 2009

agora tou em budapeste

Quando ja tinha desistido da viagem a budapeste o destino encarregou-se de me contrariar...
farta de Brno e ansiosa por chegar a Cluj, alguma coisa maldosa me dizia que iria acontecer...
Tinha autocarro as 18.3ö de brno-budapeste e em budapeste apanharia outro para cluj á 1h da manha.
Era 18.45 e o autocarro ainda nao havia chegado. Estava a entrar em stress. Fui a um recepcionista da agencia da minha viagem que me informou que o autocarro estava atrasado meia hora... esperei... passaram 30 minutos e o autocarro nao aparecia... apareceu era 21h da noite, 2h3ö minutos de atraso... O autocarro de budapeste cluj era quase obvio que estava perdido... Fdx... enviei mensagem ao paulo e expliquei-lhe a minha situacao...ele prontificou-se ajudar-me caso nao consegui-se ir para cluj, uma vez que ele ja se encontrava em budapeste numa trip da universidade.
Cheguei a Budapeste (Hungria) a 00.50, conseguiria apanhar o autocarro em 10minutos? pouco provavel, ainda tinha de andar um bom bocado para uma caixa multibanco e depois apanhar um taxi e ir para o aeroporto que era de la que sairia o autocarro com destino a cluj.
Que fiz eu?
Desisti da ilusao de apanhar o autocarro para cluj e juntei-me a um monte de jovens que estavam na paragem. Meti conversa com uma chinoca na qual ela me disse que iria passar um autocarro. Eu feita corajosa meti-me no autocarro com o intuito de encontrar a Edna e o Paulo, mas eu nem sequer sabia qual o seu destino.
Na primeira paragem o autocarro foi invadido por uns 1ö fiscais vestidos com coletes refletores... "tou fodida mais uma vez', pensei... O revisor ou fiscal chega perto de mim e comeca a ladrar qualquer coisa em hungaro, eu, com uma carinha laroca bueda fofinha, mostro-lhe as moedas que continha no bolso, todas elas Ck (croas da republica checa). Ele encolheu os ombros e la me deixou fazer o roteiro de graca. Deixei-me andar ate ver se encontrava um pouco de ambiente na rua, mas nada, tudo era escuro e sem movimento. Entretanto recebo uma mensagem do paulo com o nome do Pub onde se encontrava. Levantei-me e fui ter com umas raparigas alcoolicamente alegres no autocarro. Perguntei-lhes o caminho para o Pub mas as bebadas so se riam e diziam que eu estava enganada. Sairam comigo do autocarro e mandaram-me apanhar um autocarro de retorno... Estava meia assustada naqueles suburbios onde so se viam gajos mal encarados ou ninguem. Depois meti-me novamente num autoacarro, os fiscais eram os mesmos e la me deixaram passar outra vez... sai mais a frente onde haveria uma caixa multibanco. Ri bue da aventura que estava a passar, o medo havia fugido. Levantei dinheiro e meti-me num taxi ate a praca Blaha bujza, onde supostamente o paulo estaria a minha espera...
Cheguei a praca e nao avistava o paulo Estava ali uma multidao de jovens ou a ir ou a vir da noite, nao sei... dirigi-me novamente a 3 raparigas, desta vez sobrias, e pedi para enviar uma mensagem... as jovens todas simpaticas ate ligar me deixaram... entao encontrei-me com o Paulo... Passei a noite no Hostel onde eles estavam hospedados.
Entrei a paisana ou camuflada, como quiserem, e ate cafe me serviram porque disseram "ah e tal es muito bonita", lol... fiquei la as duas noites sem pagar...
Ao outro dia, tentava reservar bilhete por telefone mas so atendiam cromos a nao falar ingles... ultima solucao reservar bilhete pela net... solucao chata, so havia autocarro terca... hoje e sabado, e o paulo e a Edna iam-se embora Domingo... fui para a estacao de bus tentar conseguir lugar num bus para cluj mas nem bus via, e a recepcao estava fechada... que filme... acabei por comprar o bilhete de terca... O domingo foi mais um dia parvo, andei o dia todo a procura do hostel "10bed" onde supostamente estavam os tugas de erasmus de cluj hospedados... mas afinal nao estavam... acabei por reservar 2 noites no hostel onde estivera camuflada....
Agora e final de domingo, estou fatigada e nao sei o que me espera o resto dos dias aqui sozinha... e so um dia e meio mas eu ja nao sei nada ... esta semana tem sido de doidos para mim
sem mais
a perdida no mundo

Monday, April 13, 2009

aventura de uma viagem para Brno

Cluj - budapeste - Brno

A trip começou...
O nosso tão esperado autocarro chegou, e concluímos que afinal não era um autocarro mas sim uma carrinha de 9 lugares. saímos de cluj, eu a catia e o Dario por volta das 8h30 da manha, no carro ia o senhor motorista e uma senhora (que segundo o Dario era travesti) que veio a abandonar-nos um pouco depois de entrarmos na Hungria...
A caminho de Budapeste, acontece algo absurdo, ouvimos um barulho estrondoso que nos sobressaltou a todos, o vidro da frente da carrinha havia estalado. Não percebemos o que realmente aconteceu mas quanto a isso perdemos um bom tempo que quase íamos perdendo autocarro de Budapeste-Brno, mas felizmente, chegamos a tempo.
A viagem de Budapeste-Brno foi normal mas cansativa, saímos de Budapeste ás 16h15, paramos, penso que uma vez em Bratislava, que diga-se de passagem pelo que pouco que vi é uma cidade bastante bonita, então não é que os postes das luzes são cor de rosa, muita gira mesmo a cidade, lol. tem bastantes apartamentos de empresas enormes.
Chegamos a Brno (sul da republica checa) ás 21h... estou exausta mas nada que impeça a primeira noite em BRNO....
Fomos para a noite os 5, olga dario caria paulo e edna...
Estava eu a rallhar nao sei com quem dizendo "OLHA...", um gajo que estava perto de nos olhou pa mim, "tao mas tu es portuguesa?" ...
eheheh e ali fiz dois amigos portugueses que me ajudaram a passsar aquela noite fatigante.

Thursday, April 9, 2009

brno - praga - budapeste

A trip começou...
O nosso tão esperado autocarro chegou, e concluímos que afinal não era um autocarro mas sim uma carrinha de 9 lugares. saímos de cluj, eu a catia e o Dario por volta das 8h30 da manha, no carro ia o senhor motorista e uma senhora (que segundo o Dario era travesti) que veio a abandonar-nos um pouco depois de entrarmos na Hungria...
A caminho de Budapeste, eu ao bom sabor de "guano apes", a catia ao bom sabor do dario e vice versa acontece algo absurdo. ouvimos um barulho estrondoso que nos sobressaltou a todos, o vidro da frente da carrinha havia estalado. Não percebemos o que realmente aconteceu mas quanto a isso perdemos um bom tempo que quase íamos perdendo autocarro de Budapeste Brno, mas felizmente, chegamos a tempo.
A viagem de Budapeste-Brno foi normal mas cansativa, saímos de Budapeste ás 16h15, paramos, penso que uma vez em Bratislava, que diga-se de passagem pelo que pouco que vi é uma cidade bastante bonita, então não é que os postes das luzes são cor de rosa, muita gira mesmo a cidade, lol. tem bastantes apartamentos de empresas enormes.
Chegamos a Brno (sul da republica checa) ás 21h... estou exausta mas nada que impeça a primeira noite em BRNO....
Fomos para a noite os 5, olga dario caria paulo e edna...
Estava eu a rallhar nao sei com quem dizendo "OLHA...", um gajo que estava perto de nos olhou pa mim, "tao mas tu es portuguesa?" ...
eheheh e ali fiz dois amigos portugueses que me ajudaram a passsar aquela noite fatigante.

Tuesday, April 7, 2009

ANAGRAMA decifrado

posso não te dizer frequentemente

Mas se me olhares nos olhos

Tu vês toda esta minha paixão por ti

Não esquecerei nunca estes momentos

e neste caso contrario aquela citação

“o que se passa em erasmus fica em erasmus”

Eu levarei estes momentos

Por isso pensa e lembra te

Eu (...) trengo

Por favor, (...) ...